• relacionamento@brapartner.com.br
3 maneiras em que a recuperação de créditos tributários pode tirar sua empresa da crise
Tributário

3 maneiras em que a recuperação de créditos tributários pode tirar sua empresa da crise

Em qualquer ramo de negócios, o que temos atualmente é uma concorrência cada vez mais acirrada, visando aumentar a participação da marca no mercado, conquistar novos clientes e fidelizar os já conquistados. Para isso, é necessário gerar capital, tanto para tornar a empresa algo mais sólido, quanto para conseguir investir em novos meios de atração ao público alvo.

Uma das maneiras de gerar capital é por meio da recuperação de créditos tributários, o que muitas empresas deixam de fazer por inexperiência ou utilização de métodos incorretos no setor fiscal.

O post de hoje aborda a respeito do assunto, e lhe informará como a recuperação de créditos tributários pode mudar consideravelmente o quadro financeiro da sua empresa.

1. Estudo da legislação

Um dos vários motivos pelo qual os créditos não são utilizados ou tributos são pagos de forma indevida, é a automatização do trabalho dos colaboradores do setor fiscal de um negócio. Isso pode gerar uma série de perdas financeiras.

Cada documento deve ser redigido de forma bastante minuciosa, de forma a verificar sempre a possibilidade de conseguir formas de rentabilização das operações. Uma das formas de se fazer isso é a verificação constante da legislação que pauta esse tipo de situação. Um dos documentos mais importantes para qualquer setor fiscal é a Lei 10.833 de 2003. Vale muito a pena ter sempre esse documento em mãos.

2. Revisão de tributos

Erros no setor fiscal acontecem, infelizmente. Mas isso não quer dizer que você precisará pagar por eles eternamente.

A investigação e a revisão fiscal são maneiras práticas de tentar recuperar os tributos pagos indevidamente. Muitos dos créditos que foram pagos há menos de 5 anos, de acordo com a legislação, ainda não sofreram o prazo decadencial no que diz respeito aos tributos.

De forma manual, ou por meio de softwares específicos, é perfeitamente possível verificar o que foi pago a mais e solicitar o estorno dos créditos recolhidos de forma indevida.

3. Investimento em tecnologia e novas práticas está relacionado à recuperação de créditos tributários

Compreendido que muito dinheiro poderá ser economizado por meio da revisão de tributos e a adoção de novas práticas no setor fiscal, como uma atenção mais minuciosa no preenchimento de notas e documentos de pagamento, o valor recuperado e economizado poderá servir para uma rotina ainda mais otimizada nesse sentido.

A adoção de um software para a gestão fiscal pode reduzir drasticamente os erros que levam a perdas financeiras provenientes de erros fiscais.

Um sistema com soluções para a gestão fiscal poderá realizar de forma ainda mais meticulosa a recuperação de impostos, e ainda verificar a situação de diferentes operações em que a recuperação de créditos tributários é possível.

Podemos dizer que esse é um caso em que a economia conseguida e a restituição de valores, quando utilizada para investimento, como a adoção de novas ferramentas de trabalho, que farão com que esse quadro melhore ainda mais, trata-se de economia, gerando ainda mais economia e por consequência aumentando a lucratividade do negócio.

Como a Brapartner pode ajudar?
A área de tributos da Brapartner está apta a assessorar sua empresa no processo de recuperação de impostos, contamos com softwares com a mais alta tecnologia para recuperação de crédito.

Nossa equipe é altamente capacitada e constantemente treinada para auxiliar nossos clientes.

Entre em contato: relacionamento@brapartner.com.br

São Paulo

  • +55 11 4102.3990
  • Rua Federação Paulista de Futebol, 799
    Conjunto 702 | Barra Funda
    CEP 01141-040 | São Paulo, SP

Manaus

  • +55 92 3234.3140
  • Avenida Duque de Caxias, 1514
    Praça 14 de janeiro | CEP 069020-141
    Manaus, AM

Fortaleza

  • +55 85 3181.6959
  • Avenida Dom Luís, 300
    Sala 912, Aldeota | CEP 060160-196
    Fortaleza, CE