NOVIDADES

5 dicas essenciais para montar uma startup de sucesso
13 de maio de 2016
Mercado Emergente

5 dicas essenciais para montar uma startup de sucesso

Montar uma startup e ter sucesso com ela não é uma missão fácil, elencamos as principais dicas para quem está começando a trilhar este caminho.

Veja as 5 dicas; 

1 – Critique a sua ideia

Se você teve uma ideia de negócio para uma startup, precisa estar preparado para colocá-la à prova. “É importante o empreendedor tentar entender se essa ideia é consistente, se existe um mercado para isso e se as pessoas estão dispostas a pagar por aquilo”,

Como fazer isso? Converse com o máximo de pessoas possíveis e coloque-se na pele do seu possível cliente, tente imaginar como ele se comportaria usando esse produto e busque identificar se aquela solução vai de fato facilitar a vida dele. Essa é a fase de validação da sua startup.

2- Seja flexível e, ao mesmo tempo, persistente

Ao criticar a sua ideia, você provavelmente vai precisar fazer ajustes para que ela amadureça. Portanto, não se apegue. “Você vai consultar as pessoas e, a partir dos feedbacks que receber, vai precisar adaptar seu produto. Sendo assim, você não pode ter aquele apego muito forte ao seu negócio”.

Porém, ao mesmo tempo em que o empreendedor deve ter flexibilidade, ele também precisa ser persistente – e muito. “Se perceber que sua ideia não é tão boa assim, não precisa desistir. O empreendedor precisa ser resiliente, ter garra para continuar”.

3 – Conheça suas limitações

Não queira colocar sua ideia em prática sozinho. “Quando você tem uma ideia, deve pensar: Quem vai fazer isso comigo?”,

É importante buscar pessoas que te complementem, ou seja, que tenham habilidades que você não tem. Outra coisa: essas pessoas precisam estar engajadas com o projeto. “A equipe precisa estar jogando junto, precisa querer fazer acontecer”.

4 - Resolva os problemas como se fossem seus

A máxima “Trate os outros como gostaria de ser tratado” também vale para os negócios, recomenda que, para ter sucesso com a sua startup, você precisa “resolver o problema dos outros da mesma forma que gostaria que resolvessem os seus”.

Não faça simplesmente o que o mercado está fazendo”.

5 - Mantenha o foco

Focar sua energia no seu produto inicial é uma das chaves para não se perder no começo da sua startup. “No início, você tem pouco recurso, poucos clientes e pouco nome no mercado. Se começar a atirar para todos os lados, isso será muito prejudicial. É melhor focar e uma ou duas coisas que você faz melhor”.

Isso não significa que você não poderá diversificar seus produtos no futuro. “Depois que estiver mais desenvolvido, com mais clientes e mais nome no mercado, você pode começar a ir para outros produtos”.

Como a Brapartner pode ajudar:

  • Solução de Outsourcing para empresas estrangeiras e nacionais que estão iniciando suas atividades, permitindo que os administradores foquem na atividade principal, assegurando assim o completo cumprimento dos requerimentos locais exigidos pela legislação brasileira;
  • Terceirização dos processos financeiros, contábil, de faturamento, fiscal e de folha de pagamento, mediante a utilização de um sistema de ERP (Enterprise Resources Planning) Oracle E-business suíte, Mastersaf e FPW;
  • Indicação de parceiros para serviços de Business Concierge.

Fale com a gente:relacionamento@brapartner.com.br

Saiba como a Brapartner

pode ajudar sua empresa.