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Navegando em Períodos de Turbulência - Sua empresa está na UTI?
Mercado Emergente

Navegando em Períodos de Turbulência - Sua empresa está na UTI?

Já sabemos que vivemos em um ambiente de alta competitividade e complexidade onde a crise tornou-se a palavra comum no dia a dia das empresas

Gestão na adversidade e turbulência constitui um novo paradigma na gestão de negócios, o pesado fardo chamado ``Custo Brasil´´ torna esse desafio ainda mais tempestivo.

Em tempos de incertezas econômicas, o primeiro passo é adequar o negócio ao mercado atual, adaptar o porte da empresa, os produtos e serviços, o numero de funcionários, os custos fixos e principalmente os preços.

Observar, entender e atender às expectativas dos clientes e consumidores, que em períodos de incertezas priorizam o preço e as condições de pagamento, desde que atenda sua necessidade básica, sem embargo, a redução de preço e adequação do produto ou serviço não pode significar riscos para o cliente ou consumidor. Troque a matéria prima ou o fornecedor, por exemplo, mas sem implicar em riscos para o cliente, e que seguramente sairá muito mais caro.

Gerenciar e planejar são vitais para o sucesso, empreender, é uma missão árdua e requer preparo, treinamento e aperfeiçoamento constantes, dedicação, elevado nível de empenho, sem limite de horas e muita disciplina. Os empreendedores que observam essas premissas são aqueles bem sucedidos.

Administrar o fluxo de caixa: é primordial dedicar grande atenção prioritariamente à administração do fluxo de caixa, projetado as entradas para os dois meses seguintes, incluindo todas as obrigações tributárias, investimentos e compras, comparando, acompanhando e adequando permanentemente com o realizado.

Priorizar a liquidez e a reserva: fique longe de dívidas, momentos de incertezas não são os mais adequados para grandes investimentos. É importante reformular o produto e inovar, desde que não se gaste muito e não se faça dividas.

Agir, pois a cultura da crise é de sobrevivência, portanto não fique parado, aja, não adianta ficar esperando a crise passar. As reformas a serem aprovadas e o juro cair. Sua empresa vai falir antes disso.

O empresário deve estar atento a alguns princípios fundamentais de forma a garantir sua sobrevivência, é necessário observar os sinais de alerta que podem se manifestar ou ocorrerem por meio de;

  • Excesso de inventário – matéria prima, insumos, produtos e mercadorias acumuladas, perdas de estoque, ajustes de inventário sem justificativas.
  • Grau de inadimplência (clientes e fornecedores), ausência de processo definido para a área financeira.
  • Fluxo de caixa – se o faturamento cair sucessivamente, não significa que a empresa está em crise, mas a empresa deve ser ágil para ajustar-se ao período de depressão nas vendas;
  • É importante lembrar também que a venda só se consuma quando o dinheiro entra no caixa;
  • Antes de decretar o estado de crise, é vital não misturar as contas da pessoa física e do negocio, fato comumente encontrado em empresas familiares, caso contrario, não há como saber quanto o negocio fatura e qual é o seu custo.

Como a Brapartner pode ajudar?

Realizamos um diagnóstico  da situação, avaliação da viabilidade da empresa e elaboração de um plano de ação emergencial.

Em casos emergenciais a prioridade é dar sobrevida à empresa, enquanto se revigora e fortalece seus órgãos vitais e sua saúde vá retornando á normalidade. Assim, o diagnóstico compreende;

- Análise e definição do plano de ação emergencial de forma a permitir o inicio imediato da fase critica. Em seguida elabora-se uma analise mais detalhada, simultaneamente à implementação das ações iniciais;

- Analise do negócio, do mercado onde atua, mix de produtos, operações, custos, processos, financeira, fluxo de caixa, canais de distribuição, analise de novas oportunidades e definição de rotas de correção;

-Avaliação financeira do negócio e revisão dos balanços e projeções financeiras.

-Avaliação dos passivos e ativos de toda a natureza, inclusive os ocultos.

-Diagnóstico jurídico-fiscal.

A partir desse diagnóstico, e com os resultados de nossos trabalhos a Administração poderá ter uma visão geral dos problemas, que precisarão de correção e/ou aprimoramento, assim como eventuais oportunidades e treinamentos da equipe. Isso certamente ajudará a focar em assuntos que realmente são críticos para a empresa e quais áreas que precisarão realmente de um compliance mais próximo.

Fale com a gente: relacionamento@brapartner.com.br

 

 

Saiba como a Brapartner

pode ajudar sua empresa.